quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Marketing Digital, até onde podemos chegar?

“- Preciso comprar um celular vermelho, mas não sei aonde compro!
- Ué, procura no Google!”
Quem nunca falou ou ao menos escutou essa frase: “Procura no Google!”?
Com o boom da internet e principalmente com a web 2.0, as empresas de marketing tiveram que se adaptar às novas ferramentas criadas. Dados estatísticos, segundo o Ibope, contam que apenas no Brasil, chegou a um número de 67,5 milhões de usuários. Nisso surgiu mais algo para os “marketeiros” se preocupar: O Marketing Digital.
O Marketing Digital ou WEB Marketing são todas as ações feitas exclusivamente através da Internet que visam ampliar os negócios de uma empresa e que tem como vantagem o baixo custo.
Antigamente era apenas criar um site e alguns banner’s animados que já estava de bom tamanho para a divulgação na internet. Hoje em dia tudo mudou, as empresas de Web Marketing passaram a investir basicamente nas redes sociais e no Google.
  • O Uso das Redes Sociais
Com a Web 2.0, surgiram as redes sociais onde os usuários deixaram de serem apenas receptores de informações e passaram a emitir informações. Já existem empresas próprias de Web Marketing onde tem a função de apenas trabalhar com a imagem de seus clientes na web. Através das mídias sociais, conseguem divulgar, espiar seus concorrentes e ainda ver o que falam de sua empresa.
  • Google: Domínio da Internet
Google: Marketing Digital
O Google é sem dúvida o buscador mais acessado do mundo. O seu domínio é tão grande na internet, que existem muitas empresas que trabalham para apenas colocar o website do cliente na primeira página de pesquisa no Google (também em outros buscadores, mas com objetivo maior no Google). Essa área criada é chamada de SEM ( Search Engine Marketing) onde expadiram mais duas áreas: SEO e Links Patrocinados.
Os Links Patrocinados são links que aparecem na primeira página de pesquisa do Google para determinada tag, porém essa tag é paga por click em seu site (aqui você pode verificar o preço estimado por click).
SEO (Search Engine Optimization) é uma área, onde conseguem aumentar seu posicionamento no buscador, só que sem aquele custo de clicks como é nos Links Patrocinados. Um Analista de SEO trabalha apenas com o que se tem na sua página, melhorando seu website para que o Google consiga encontrar sua página de diversas formas e assim a médio/longo prazo sua página aparecerá nas primeiras páginas do Google.
O Marketing Digital está sendo levado muito a sério, a internet não é mais como antes. A Internet é lucro certo, onde uma empresa bem divulgada com certeza converterá isso em lucros que antigamente não era possível. Agora pense, existem empresas que ganham dinheiro fazendo com que empresas consigam ganhar dinheiro na internet. Se você tem uma empresa e ela não está na internet, está esperando o que? O futuro está aqui! E se você quer saber mais, procura no Google!

Nenhum comentário:

Postar um comentário