Fases do Processo Criativo
IDENTIFICAÇÃO
- A formulação de um problema é, freqüentemente, mais importante do que sua solução [Einstein].
- Olhar o óbvio sob diferentes ângulos requer, acima de tudo, imaginação criadora
- Ex: "Tostines vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais?”
- Tornar familiar o desconhecido. Aumentar o nível repertorial:
- Indiretamente – Fazer com que passe ante os olhos um universo de cenas, objetos e sugestões aleatoriamente.
- Diretamente – Coletar dados relativos ao problema.
- O cérebro começa, eventualmente, associar dados aparentemente sem conexão.
- Aditivo Adsorvente de Micotoxinas para Ração Animal
- Quando se atinge um ponto limite na concentração sobre o problema, o cérebro entra em um estágio de hibernação.A mente humana continua a encontrar combinações inconscientemente.
- Nesta fase pode existir a necessidade de liberar ou repor energia.
- O problema (e as possíveis soluções) retorna, através de flashes que vão e voltam.
- Brainstorms (dialética)
- Mudança dialética - tese, antítese e síntese
- Mudança qualitativa - quantidade x qualidade
- Ação recíproca - unidade e luta de contrários
- A solução começa a ser vislumbrada, é o limiar da criatividade.
- A ideia finalmente estoura. Heureka e insight.
- A iluminação é resultado de exaustivos períodos de preparação e aquecimento.
- Comprova-se que a idéia adotada como solução do problema é realmente a solução ideal.
- As idéias, antes abstratas, são colocadas em ordem através da formulação de um plano.
- É nesta fase que se diferencia o profissional do amador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário